Deifil apresenta a sua gama MycoChest a produtores húngaros e eslovenos

15 Out 2024

A Deifil foi convidada pelo Gabinete Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (Nébih) húngaro a participar num evento dedicado à cultura do castanheiro. No evento, que contou com a participação de convidados húngaros e eslovenos, a Deifil apresentou as vantagens e potencialidades do uso de fungos ectomicorrízicos nos soutos.

Os fungos micorrízicos estabelecem associações simbióticas com as raízes das plantas. Esta associação favorece a captação de água e nutrientes por parte da planta e protege o seu sistema radicular. Consequentemente, esta associação, que ocorre naturalmente, melhora a nutrição das plantas e aumenta a sua tolerância a stresses bióticos e abióticos, aumentando, desta forma, o seu potencial produtivo e uniformidade de produção. O estabelecimento desta associação em viveiro promove o desenvolvimento saudável dos castanheiros e confere-lhes ferramentas para tolerarem a escassez de água e as elevadas temperaturas causadas pelas alterações climáticas.

No evento, que contou com a participação de produtores húngaros e eslovenos, a Deifil apresentou também a sua gama MycoChest adaptada a diferentes fases de desenvolvimento dos castanheiros. Os produtos micorrízicos da Deifil foram desenvolvidos com a tecnologia i3+, que permite uma rápida ação e eficiente. O MycoChest é um produto 100% natural à base de micélio de fungos ectomicorrízicos isolados in vitro pela Deifil e certificados por entidades externas.

Organizado no dia 19 de setembro pela Direção de Recursos Genéticos Agrícolas do Nébih, o evento “Tecnologias para o cultivo de espécies de frutos de casca rija: a castanha” contou com apresentações que abordaram temas como a valorização da castanha e o cultivo desta espécie na Hungria e na Eslovénia. O programa foi complementado ainda com uma visita à plantação de castanheiros das suas instalações onde se encontram, entre outras, as variedades enviadas para análise pela Community Plant Variety Office (CPVO). O Nébih, como instituição do Ministério da Agricultura da Hungria, supervisiona o cumprimento das regras de segurança da cadeia alimentar, desde a exploração agrícola à mesa.

 

Para mais informações sobre o MycoChest pode contactar a Deifil através do e-mail info@deifil.pt ou através do contacto 935 864 973.